sexta-feira, 9 de março de 2012

Academia dos Sabores

Quem me ler vai pensar que eu ando uma croma da culinária, mas não... é mesmo só curiosidade e tempo livre. Participei numa aula da Academia dos Sabores com o tema "Receitas rápidas para impressionar" dada pelo Chef Pedro Marques. Aqui fica uma de que gostei muito, que é fácil e rápida de fazer e que tenciono repetir em casa:

Peito de Frango recheado com chèvre sobre maça caramelizada
Vamos precisar de...
* 4 peitos de frango pequenos
* sal
* pimenta preta de moinho
* 80 gr de queijo chèvre (ou fetta ou queijo de cabra duro)
* 30gr de manteiga Vaqueiro com alho
* 30 gr de manteiga Vaqueiro líquida
* 2 colheres de sopa de mel
* vinagre balsâmico
* 4 maças golden médias
* 1 colher de sopa de açúcar
* canela em pó q.b.

(Para a salada...)
* 80 gr de coentros em folhas
* 150 gr de agrião em folhas
* Azeite virgem Gallo
* Miolo de Noz

Como fazer...
1º Ligue o forno e regule-o para 180ºC.
2º Tempere os peitos de frango com sal e pimenta preta moída na altura.
3º Com uma faca estreita, perfure cada peito de frango de um lado ao outro e introduza o queijo chèvre de modo a rechear a carne. Repita o processo em todos os peitos de frango.
4º Aqueça a manteiga com alho numa frigideira e aloure os peitos de frango de ambos os lados. Regue com mel e deixe caramelizar um pouco. Borrife com vinagre balsâmico. Retire do
lume e leve ao forno mais 15 a 20 minutos ( se retirar os frango da frigideira para um pirex para ir ao forno, regue os peitos de frango com o molho da frigideira antes de ir ao forno).
5º Lave as maçãs, corte-as em rodelas grossas e tire-lhes o caroço.
6º Numa frigideira antiaderente, coloque a Vaqueiro líquida e deixe aquecer bem. Introduza as rodelas de maçãs, aloure-as de ambos os lados, polvilhe com açúcar e deixe caramelizar um pouco (todo o processo decorre com o lume bem quente). Polvilhe com uma pitada de canela em pó e retire do lume.
7º Numa taça misture as folhas de coentros e de agrião, tempere-as com azeite, vinagre balsâmico, sal, pimenta moída e o resto do queijo que sobrar do recheio do frango partido aos bocadinhos. Misture bem.
8º Corte os peitos de frango em 3 fatias, coloque-os sobre as rodelas de maçã, salpique com nozes grosseiramente picadas e acompanhe com a salada preparada.

Sem comentários:

Enviar um comentário