domingo, 19 de fevereiro de 2012

Balanço da primeira semana

Confesso que não estou super-entusiasmada... mas admito que seja uma fase de adaptação a uma forma diferente de cozinhar e que ainda não tenha descoberto os truques necessários.

Vejamos: comecei por fazer uma simples sopa de legumes - a tal que todos elogiam por ter uma textura especialmente cremosa. Lá descasquei tudo (ainda a lembrar-me da pergunta irónica da minha Mãe para a vendedora: "mas não descasca??"), e programei 30 minutos, temperatura 100º velocidade 1. Quando ela apitou para informar que o tempo terminara, aumentei a velocidade progressivamente até 9 durante 1 minuto. Fiz tudo bem???? Já não sei... a sopa ficou desenxabida, aguada e grumosa... A minha prima C. diz que o problema foi que fiz pouca quantidade. Por isso, na vez seguinte, coloquei mais legumes e menos àgua, repeti o procedimento e... continua a estar desenxabida, com pouco gosto e com pouco corpo.

A segunda experiência foram os pãezinhos de leite, que cá em casa o rebento mais velho consome em grandes quantidades. Lá segui a receita conforme o livro indicava até chegar a um misterioso: "esperar que duplique". Como não percebi do que se tratava, enfiei os pães no forno e o resultado foi... suspense.... já adivinharam??? Pães-duros-como-tijolos!!!! Já me informei e a frase-mistério significa que a massa tem de levedar!!! Ó Santa Ignorância, Maria Joana, nunca fizeste pão na tua vida?????? A lição foi aprendida e à segunda tentativa os pãezinhos sairam maravilhosos (mas, ainda assim, não tão bons quanto os de compra).

Não devia partilhar a terceira experiência, para evitar a humilhação, mas aqui vai. Tentei fazer um arrozinho de tomate que iria mesmo bem a acompanhar os filetes e que parece muito apetitoso no livro de receitas. Toca de deitar lá para dentro uma cebola, um dente de alho, a polpa de tomate, o fio de azeite e depois de programar os tempos, temperaturas e velocidades (ufa!) enfei o arroz lá dentro e esperei que ela chamasse por mim. Não tem descrição o que eu esperei e programei e reprogramei porque o arroz não havia meio de estar cozido. Só no final é que me apercebi que não tinha tirado o cesto lá de dentro, de modo que não cheguei a fazer o refogado e o arroz cozeu num maravilhosamente lento vapor de àgua entomatada.

Para não deixar a BoB completamente mal vista, tenho que acrescentar que fiz sumos naturais de facto maravilhosos, com misturas que normalmente não ficam perfeitas na liquidificadora normal (laranja-cenoura-maçã), que piquei alho e cebola em um segundo sem ficar com as mãos a cheirar mal e que cozi umas batatinhas ao vapor bem boas.

Digamos que é um balanço ainda negativo mas com grande potencial.

3 comentários:

  1. Que legumes puseste na sopa? Puseste azeite?

    ResponderEliminar
  2. Claro que puz azeite e os legumes eram os normais: batata, cebola, cenoura e courgette....

    ResponderEliminar
  3. Sopa da prima C (receita da prima S): 2 batatas médias descascadas (uso com casca branca) cortadas a meio, 1 cebola média descascada (cortada em 4, 5 cenouras grandes (praí com 30 cm de comprimento de gordinhas) descascadas e cortadas às rodelas grosseiras (com 2-3 dedos de comprimento). Após colocar todos os legumes no copo (sem cesto) juntar 600gr de água e 20gr de azeite e uma pitada de sal. Programar 26minutos temp 100º v3. No final passar a sopa 1 minuto na v10. Fica super cremosa!

    ResponderEliminar